Como organizar seu guarda roupa?

            Vez por outra acordamos em cima da hora e queremos que nossa roupa esteja pronta e perfeita (segundo nosso desejo do dia) para o dia todo, mas tudo que encontramos é um guarda-roupa bagunçado em que temos que jogar roupas para todos os lados para encontrar alguma coisa para usar. Quantas vezes saímos correndo de casa com a primeira roupa que vemos na nossa frente, com o cabelo mal penteado e sem nenhuma maquiagem no rosto? Encaixou no seu perfil? Se sim, esse post é pra você!

                Para escrever sobre esse tema, andei investigando alguns sistemas de organização muito interessantes e aplicáveis para sua disciplina pessoal. Desenvolvi para vocês algumas opções super úteis para ter um dia a dia mais prático sem deixar de ter aquele toque feminino de zelo pessoal. Vamos lá?!

como-organizar-um-guarda-roupa-4

Método 5S

            Você já ouviu falar na metodologia 5S de organização? Não, não é o Iphone que você já deixou de lado para comprar o 6. O modelo 5S é um método de administração que trabalha com 5 princípios básicos organizacionais. O termo 5S surgiu no Japão e deriva das palavras: Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

            Mas o que é isso?

            Bom, no Brasil, atualmente, esse modelo é utilizado dentro da organização das cozinhas, os cinco princípios são utilizados para estabelecer fases de organização do meio trabalhado. Então você pode me perguntar: mas COMO um método de organização de cozinha pode ser usado para organizar meu guarda-roupa, Mi? Que maluquice…

            Sem mais delongas, vou explicar a praticidade desse método para sua vida!

1.º S – SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO CONCEITO: “separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário”.

            Uma vez por mês, se comprometa em fazer uma GERAL no seu guarda roupa. Separe aquilo que você definitivamente não precisa. Sempre tem aquela roupa que a gente não usa mais de jeito nenhum mas tem pena de desapegar. Seja forte, arranque fora! Objetos em desuso só fazem acumular espaço no seu quarto, você nunca vai pegar e é uma coisa a mais para arrumar. Livre-se! Você verá que amanhã você nem vai mais lembrar que tinha essa roupa.

            Uma coisa legal para fazer com as roupas é doá-las, sempre existem bazares beneficentes, instituições de caridade, etc. com pessoas que precisam de roupas para vestir. É um bom exercício de caridade!

2.º S – SEITON – SENSO DE ARRUMAÇÃO – CONCEITO: “identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente”.

            Além de tirar os objetos em desuso, trate de separar aqueles que você usa mais dos que usa menos. Uma boa tática é deixar aquilo que você usa com mais frequência em maior zona de acesso. Nunca deixe aquela blusa básica que você sempre acrescenta acessórios e usa pelo menos uma vez por semana no fundo da sua gaveta. Coloque no armador ou no topo da gaveta. Essa separação facilitará os seus dias de aperreio, pois sempre terá aquele look que lhe cai bem e que é mais prático com mais rapidez montado.

            Outra dica muito prática é separar o guarda roupa por peças. Separe em tópicos ou cores. Por exemplo: Você tem suas blusas de trabalho e suas blusas de lazer. Separe-as, deixe as que usam mais com maior acesso. Faça o mesmo com saias, vestidos e calças. Acessórios devem ter um local específico também. Colares, cintos, pulseiras… Tudo isso pode ficar em um canto guardado a parte, assim, quando você montar sua roupa, acrescenta rapidamente um acessório selecionado a parte. Meus cintos, por exemplo, sempre ficam do lado das calças e saias. Assim que escolho a roupa já acrescento o adereço.

            Quando separamos nosso guarda roupa com cores, uma ideia boa é tentar manter blusas, saias e calças em harmonia no espaço que você tem. Por exemplo: certas saias ficam bem com certas blusas, então no armador você as colocam perto umas das outras. Verá que o tempo que levará para selecionar uma roupa será bem mais breve.

5s

3.º S – SEISO – SENSO DE LIMPEZA – CONCEITO: “manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar”.

            Bom, acho que nesse tópico devo ter um cuidado especial ao apresenta-lo. Afinal, quando falamos de limpeza, não se trata apenas de microbiana, mas visual e estética. Seu quarto é você. O modo como tratamos nossas coisas tem muita referência com o modo como tratamos a nós próprios.

            Quando entramos em uma casa e percebemos que ela é limpa, arrumada, cheirosa, sem poeira, ficamos encantados e nos sentimos bem no ambiente. É agradável. De fato, é importantíssimo termos essa consciência para a recepção dos outros, mas principalmente para nós mesmos, isso é, você deve cuidar de suas coisas para você. Quando organizamos nosso ambiente por nós, automaticamente começamos a nos organizar mais internamente. Já ouviu falar que quem arruma sua própria bagunça começa a reparar na dos outros? Parece ruim, né? Mas pense que isso pode ser aplicado inversamente para você mesma! Isso é: quanto mais você for organizada, mais perceberá o que precisa ser arrumado em sua vida!

            Então aqui vai uma dica ESSENCIAL para esse ponto: Tirou? Guardou! Sujou? Limpou!

            Não é incrível quando você conhece pessoas prestativas que sempre deixam tudo do jeito que encontraram ou melhor ainda? Uma boa maneira de começar é fazendo isso com suas roupas. Pratique sempre colocar de volta no lugar o que você tirou. Mantenha a ordem dentro de suas gavetas. Faça o sacrifício de manter as roupas bem dobradas, talvez algumas delas possam ser usadas mais de uma vez antes de lavar. Você vai ver como se sentirá melhor com isso.

4.º S – SEIKETSU – SENSO DE SAÚDE E HIGIENE CONCEITO: “manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene”.

            Higienize suas roupas! Higienize seu cômodo!

            Isso mesmo: no more traças! Vez ou outra dê uma geral (por exemplo, quando você for selecionar o que vai ser descartado) e tire suas roupas das gavetas. Limpe as gavetas e os armários. Às vezes aquele cantinho escondido no fundo do guarda roupa é o que mais precisa ser limpo. Você pode fazer isso!

            Uma boa dica também é comprar aqueles sprays aromáticos para ambiente. Tem alguns específicos para colocar sobre as roupas. É maravilhoso entrar no próprio quarto e senti-lo cheiroso. É uma verdadeira recompensa. Será como uma dona de casa que deixa sua casa toda linda e cheirosa e ninguém sabe seu esforço, mas quando alguém entrar na casa e soltar um “nossa, como sua casa é linda!” ou “como você consegue deixar os móveis tão limpos e cheirosos?” será uma grande recompensa. Faça isso para si, verá os frutos!

5.º S – SHITSUKE – SENSO DE AUTO-DISCIPLINA – CONCEITO: “fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s’s num modo de vida”.

            Quando começamos a organizar o nosso meio, automaticamente começamos a nos organizar também. Uma coisa tem relação com a outra. Uma boa dica para sempre ter aquela roupa ajeitadinha para a manhã é antes de dormir escolher sua roupa do outro dia. Pela manhã você não precisará medir esforços para escolher o traje. Acessórios também podem ser selecionados antes.

            Outro ponto importante para falar é sobre a maquiagem. O 5S também pode ser aplicado para isso. Separe aquela maquiagem que você usa no dia a dia. Base, pó, rímel, batom. O que for. Separe em um espaço mais acessível. Eu, por exemplo, tirei parte da minha base e coloquei em pequenos potinhos para leva-los comigo sem fazer muito espaço na bolsa. Às vezes saímos correndo de casa e sem tempo de passar o make up. Nessas horas é sempre bom ter um plano B dentro da bolsa e ai entra esses produtos separados para você andar para todos os lugares.

            Bom, meninas… posteriormente vou abordar outras formas de organização pessoal. Por enquanto é isso. Espero que vocês tenham gostado do texto e que seja proveitoso para o dia a dia de vocês. Comentem para nós como o método 5S foi útil na vida de vocês!

            Até o próximo post, beijinhos!

            Por Mirella Matos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s