Moda no Trabalho

A nossa aparência física é o nosso cartão de visitas.”

Já ouvimos essa frase alguma vez na vida e ela ganha sentido quando falamos do meio profissional. A forma como nos vestimos sempre foi um expoente no mundo corporativo, seja na hora de procurarmos um emprego,  ir a uma reunião de negócios, ou dar uma palestra. Afinal, toda empresa deseja profissionais bem apresentados para representá-la.

O ambiente de trabalho exige um cuidado especial com as nossas roupas, pois precisamos, de forma eficaz, transmitir o nosso interesse, intenção e capacidade com ordem e responsabilidade.  Naturalmente, nossas roupas não definem nossas competências para o trabalho, mas demonstram, a princípio, nosso cuidado, preocupação e seriedade com nossos deveres.

Devemos estar atentos à profissão que exercemos e ao ambiente no qual trabalhamos. Precisamos olhar para o dress code, isto é, estar devidamente vestida de acordo com o seu meio. Naturalmente, encontraremos diferenças entre as vestimentas de um escritório de advocacia e uma agência publicitária. No entanto, sempre notamos que a decência do look de trabalho é essencial para o visual do profissional.

Temos uma gama de opções para looks modestos no dia a dia de trabalho. Pode-se até dizer que é um dos locais mais fáceis de encontrar roupas modestas e se vestir com elegância e pudor. Vamos às dicas para não errar no look profissional:

CALÇAS

Uma das peças mais utilizadas no ambiente de trabalho são as calças. Por ser uma peça que cobre completamente as pernas podemos vir a pensar que todas as calças são apropriadas pra o meio. No entanto, algumas marcam demasiadamente o corpo, dando destaque às roupas íntimas ou às próprias imperfeições do corpo.

A calça preta de corte reto é uma peça coringa no guarda-roupa, mas você pode optar por cortes e cores diferentes, como as pantalonas, para deixar o look mais sofisticado. O nude e o branco também são ótimas opções para ficar elegante e feminina.

120515_MG_6071-624x936

Foto do blog “Moda no Trabalho”

pantalona-1

Calças pantalona

Evitar: calças claras que fiquem transparentes, calças coladas demais e perceptivelmente apertadas, legging, calça com cintura baixa a mostra, calças muito largas ou com a barra por fazer.

nao!!!

Cintura baixa e transparência

SAIAS

As saias sempre nos deixam mais femininas sem perder o conforto. É muito elegante ver mulheres de saia no ambiente profissional. Porém, é uma peça que pode incorrer no erro facilmente. Use modelos com cores e cortes diferentes, mas para garantir o conforto e a modéstia no trabalho é necessário, primeiramente, analisar  o comprimento da saia que deve ser, pelo menos, 3 dedos acima do joelho.

lapis

Saias lapis

280115_MG_0078-624x936

Foto do blog “Moda no Trabalho”

Evitar: saias muito acima do joelho, muito coladas, com fendas grandes ou transparência, sabendo combinar as estampas com peças básicas.

saia lapis

Cortes fundos

saia-lapis-cintura-alta-4

Saias muito curtas

BLUSAS E TERNINHOS

Há uma diversidade de blusas para o ambiente de trabalho. Podemos aproveitar o que já temos no nosso guarda-roupa se soubermos combinar com outras peças (como os terninhos e tailleurs), são elas que podem dar mais vida e mais cor ao visual. As camisas de mangas compridas são tradicionais e não tem erro. Gosto de dar preferência para as de tecido finos, que tem um ótimo caimento quando colocadas por dentro da calça. Para aproveitar as blusas sem mangas, estilo regata (preferência pelas de cetim, seda, crepe), podemos combinar com os terninhos estampados ou lisos, que dão um toque profissional no look.

Para os looks mais sóbrios, aposte também em acessórios como colares e brincos que trazem maior elegância.

0809_MG_9375-624x936

Foto do blog “Moda no Trabalho”

isabella_fiorentino_look_semana_terninho_pink

Terninho chic!

Evitar: blusas transparentes que mostrem o sutiã, blusas de alcinha, blusas curtas, decotes, blusas de malha, camisas muito justas com o botão abrindo; as que têm mais busto devem buscar evitar blusas com muitos babados ou detalhes que chamem atenção para essa região.

Transparência e decotes!

Transparência e decotes!

SAPATOS

A primeira coisa na qual pensamos quando se fala de sapatos é conforto. Passamos horas e horas no trabalho e, dependendo de nossa profissão, sapatos desconfortáveis podem atrapalhar bastante. Sapatos fechados não tem erro. Sapatilhas (as de bico fino deixam mais elegantes), scarpins de salto baixinho, sandálias de salto (fino ou grosso) são algumas opções pra quem quer estar elegante e confortável. Evitem as rasteirinhas no ambiente de trabalho. Havaianas e afins, nem preciso comentar, concordam?

Sapatilhas de bico fino

Sapatilhas de bico fino

Scarpin preto

Scarpin preto

Por Iara Amaral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s