Ser Plus e ser Modesta: experiência e dicas da Jéssica

Meu nome é Jéssica Amaral, sou dona do blog A Pequena Plus, fui convidada pela equipe Miss Modéstia para falar sobre as roupas modestas para meninas e mulheres Plus Size!

Saia Midi Marguerite

Há cerca de dois anos me converti ao Cristianismo, sou católica e desde que tomei essa decisão me propus a realmente entender e procurar fazer o que Cristo ensinou.  Quem é cristão sabe que após conhecer a Cristo não dá mais para voltar, se queremos seguir a Deus, as coisas mundanas que antes eram comuns, tornam-se incômodas após a conversão. Sempre fui admiradora da moda e gordinha, por isso muitas vezes desenhava modelos de roupas e pedia para minha avó costurá-las.  Por isso, após a conversão comecei a preocupar-me com o que vestia, não somente para ir na Igreja, eu deveria ser coerente em todos os lugares em que me expunha, afinal sou templo do Espírito Santo. Felizmente não tive que mudar completamente o meu guarda-roupa, na adolescência me interessei por  Pin-Ups e depois pelos trajes usados nas décadas de 40 e 50. Roupas curtas, sem mangas e decotes usava raramente, então o que precisei adaptar e ainda estou adaptando são os comprimentos das saias e dos vestidos.

Vamos então falar da parte prática da moda plus size para quem deseja viver a modéstia! Sou mineira, mas moro no Rio de Janeiro há 4 anos, um dos maiores desafios para mim é achar roupas modestas que estejam de acordo com o calor aqui da capital, ainda não me acostumei com ele, hahahaha.  Algo que percebo no setor Plus Size do Brasil, é que as malhas e tecidos sintéticos são maioria nas confecções, tecidos de fibras naturais sempre são mesclados aos sintéticos e quando estão em uma quantidade maior do que o comum, os preços das roupas ficam exorbitantes!

Vestido feito sob medida por costureira

Vestido feito sob medida

Desde que vim morar aqui no Rio, optei por comprar a maioria das minhas roupas online, em lojas virtuais, os motivos são: economia de tempo, dinheiro e paciência! Acredito que as compras online ainda dão medo em muitas, principalmente nas mulheres curvilíneas, mas aqui vão algumas dicas para comprar sem medo:

1 – Conheça o tipo do seu corpo, se é oval, ampulheta, triângulo invertido, retângulo ou pêra.

2 – Saiba as principais medidas do seu corpo! Tire as medidas do quadril, busto e cintura.

3 – Veja a maior medida do seu corpo e escolha o tamanho da roupa por ela.  No meu caso, por exemplo, a maior medida do meu corpo é a do busto, então sempre vejo se a roupa servirá no meu busto (para vestidos e blusas). No caso de saias e calças verifico o tamanho do quadril da peça!

4 – Conheça os tipos de tecido, opte sempre por aqueles que contenham maior quantidade de algodão, como viscose, malhas de algodão, poliviscose, entre outros. Os sites sempre especificam a porcentagem dos tecidos, procure na ficha técnica!

5 – Leia sempre os comentários das consumidoras, assim vocês conseguem verificar se a forma da roupa está de acordo com as medidas descritas pela confecção. Além de saber sobre a qualidade do tecido!

Dito tudo isso, vamos para as lojas e marcas em que compro minhas roupas!

A loja virtual multimarcas Posthaus, é o local em que mais faço compras e indico sempre. O site tem um ótimo filtro, é possível selecionar as peças por comprimento, marca, cor, entre outras classificações! As marcas que sempre compro são Quintess e Marguerite. A Quintess em sua confecção comum vai até o XXG, correspondente aos tamanhos 54/56, compro muitas roupas dessa linha, o meu tamanho é o GG! A linha Plus Size da Quintess vai até o tamanho XLG, equivalente aos tamanhos 58//60, acredito que os tamanhos G, GG e XXG são maiores do que na linha comum! A confecção Marguerite é focada somente para o público Plus Size e também vai até o tamanho XLG. É importante verificar nas roupas da Marguerite a composição do tecido, já que muitas roupas são feitas em tecidos sintéticos ou são mescladas, mas tem uma porcentagem alta dele. O tamanho nas duas marcas é bem grande, principalmente na Marguerite!

Uma nova marca que chegou na loja Posthaus, foi a Rosalie, focada para mulheres cristãs, porém a grade da sua confecção vai até o tamanho GG, que equivale ao 50/52!

A Chica Bolacha é outra confecção em que já comprei bastante, o público alvo são meninas e mulheres mais alternativas. A loja trabalha com muitas estampas, como celebridades do pop, camisetas de banda, inspirações retrô e clássicas.  A confecção produz muitos vestidos e saias com o comprimento médio e tecidos de boa qualidade! As peças vão até o tamanho 5G, também equivalente ao 58/60!

A Wear Ever é também uma loja focada para o público alternativo, o tamanho das peças vai até o EG, correspondente aos tamanhos 50/52. A variedade de peças da loja é bem grande, as camisetas são as estrelas da marca, lisas, com estampas divertidas e clássicas, como as listras.  As saias médias e os vestidos longos também tem seu espaço lá!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Existem outras confecções pensadas exatamente para a mulheres modestas, que tem a grande de tamanhos maior, porém ainda não adquiri nenhuma peça delas. São elas:

  • Praxedes Atelier, produz roupas com ótimos tecidos e trabalha até o tamanho GG, 50/52.
  • Sanfer, confecção modesta sob medida, a grade de tamanhos vai até o XGG, 54/56. A forma de compra no momento é por televendas!

Nas lojas de departamento, de acordo com as tendências, encontramos roupas modestas.  As lojas Leader, Riachuello e Marisa tem linhas plus size e no momento talvez seja possível encontrar saias e vestidos com comprimento médio, que é tendência atualmente.

Por último e não menos importante, temos a opção das costureiras, tenho muitas roupas que foram feitas sob medida, por costureiras da minha cidade natal. Então se você acha difícil encontrar roupas modestas e no seu tamanho na sua cidade e tem medo de compras online, procure modelos de roupas pela internet e leve para uma costureira fazer! Pode não parecer, mas as vezes poupamos muito dinheiro ao contratarmos os serviços de uma costureira, sem falar que teremos roupas exclusivas que vestirão nosso corpo como uma luva!

Espero que essa postagem seja fonte de informação e que possa ajudá-las! Se conhecerem mais lojas modestas e plus size deixem nos comentários, será ótimo conhecer mais! Dúvida, sugestão, crítica ou elogio, também deixem nos comentários!!

Beijos!

Links: http://www.apequenaplus.com.br/

http://www.posthaus.com.br/

http://www.posthaus.com.br/loja/quintess.html?ljs=3

http://www.posthaus.com.br/loja/marguerite.html?ljs=1

http://www.posthaus.com.br/loja/rosalie.html?ljs=150

http://www.lojachicabolacha.com.br/

http://loja.wearever.com.br/

https://praxedesat.lojablindada.com/

http://www.tsanfer.com/

https://www.facebook.com/t.sanfervest/?fref=ts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s