Artigos

Processo de desenvolvimento de Coleção – TCC de Moda Festa inspirado no Biodesign do Pau-Brasil

Olá, Misses!

Hoje vou compartilhar com vocês como foi o processo de desenvolvimento do meu TCC, espero que gostem e sirva como inspiração!

O meu projeto foi uma coleção de moda festa inspirada no biodesign do pau-brasil. A primeira etapa consistiu na busca por referências ligadas ao biodesign, tanto do pau-brasil, quanto de estilistas que tomaram a natureza por inspiração.

Visando conhecer a espécie mais a fundo, realizei pesquisas de campo e na internet. Visitei a trilha do pau-brasil, situada no parque da água branca, e lá foi possível conhecer a história da árvore, observar os diversos estágios de crescimento e comparar com as outras árvores plantadas em alguns pontos da cidade, bem como com as imagens coletadas em sites.

Pesquisa em mãos, o próximo passo foi definir como o pau-brasil ganharia vida nesse projeto e quais seriam os recortes a serem utilizados. O trabalho manual foi escolhido para representá-lo, dando um caráter único a cada peça. Já o tronco, as folhas e as flores foram as três referências selecionadas para trabalhar.

pbpb2

Quando jovem, o tronco possui acúleos (falsos espinhos), que recobrem também os galhos, mas diminuem sensivelmente com a idade da planta. Na fase adulta, esses acúleos destacam-se com a queda de placas da casca. Os estágios foram representados buscando retratar as características mais marcantes de cada um.

pb3

Há indicações da existência de pelo menos três variedades da Caesalpinia echinata Lam no Brasil, que se diferenciam basicamente pelo tamanho das folhas. As espécies foram traduzidas pelo tamanho das folhas, quantidade de folíolos e pinas.

As flores do pau-brasil são amarelo-ouro e cada uma possui cinco pétalas longas, sendo que em uma das fases apresenta uma mancha vermelho-púrpura. Elas foram bordadas de acordo com a quantidade de pétalas, formação e exibindo o traço que visualmente as diferenciam das outras espécies – a mancha.

Além do biodesign, a coleção foi planejada com base em uma identidade de marca, que visa à produção de peças únicas, distintas e versáteis, compondo a beleza da mulher feminina em diversas ocasiões especiais. Sendo assim, a escolha da matéria-prima utilizada e todo o processo de criação foram feitos para conceber roupas que se diferenciassem das oferecidas atualmente, como proposta de uma moda festa que não entrasse em desuso rapidamente, mas estivesse presente em muitos momentos, assim como outras peças especiais existentes no guarda-roupa feminino.

pb 4

A pesquisa de materiais, fornecedores, desenhos dos modelos e bordados e todo o processo de confecção fazem parte das etapas onde as ideias saltam do imaginário e começam a tornar-se realidade.

Assegurando a proposta de versatilidade, a cartela de cores foi definida considerando as preferências no segmento de moda festa, já os vestidos de comprimento longo, como costumam ser marcantes, foram confeccionados com acessórios bordados, podendo ser retirados, usados de outras formas ou até mesmo em outros modelos.

Essa coleção é uma homenagem ao Brasil, mais especificamente à árvore que deu nome ao país. Foi um processo de rico aprendizado, tanto sobre criação e desenvolvimento de moda festa, quanto ao Brasil, suas histórias e o quão é inspirador.

WhatsApp Image 2018-10-11 at 19.30.56WhatsApp Image 2018-10-11 at 19.30.55 (1)WhatsApp Image 2018-10-11 at 19.30.55WhatsApp Image 2018-10-11 at 19.30.56 (1)WhatsApp Image 2018-10-11 at 19.30.56 (2)WhatsApp Image 2018-10-11 at 19.30.56 (3)WhatsApp Image 2018-10-11 at 19.30.56 (4)

Gostaram de saber como funciona a criação de uma coleção e sobre o pau-brasil? Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida quanto ao processo e sobre a pesquisa acerca do pau-brasil.

As peças estão à venda, caso tenha interesse é só entrar em contato por meio do e-mail atelierf18@gmail.com.

Por Helen Felix

0 comentário em “Processo de desenvolvimento de Coleção – TCC de Moda Festa inspirado no Biodesign do Pau-Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: