Artigos

Modéstia é um estilo de vida, não um estilo de roupa

Não raramente, quando nos interessamos pela virtude da modéstia e decidimos nos debruçar sobre o assunto, encontramos uma infinitude de material a falar sobre as vestes. No entanto, por mais que nossas vestimentas importem, acabaríamos por empobrecer a modéstia, uma virtude tão nobre, se a restringíssemos apenas a isso.

A modéstia, por definição, está estreitamente relacionada com a temperança e diz respeito a moderação dos atos exteriores – gestos, palavras, olhares, vestimentas, etc. Ora, a forma como nos comunicamos com o restante do mundo depende de nossos atos exteriores. Logo, a forma como vivemos ou não a modéstia demarca grandes traços de nossa personalidade e, por assim dizer, do nosso estilo de vida.

Não sei se faz sentido para vocês, mas dito isso, uma abordagem que resuma a modéstia a uma série de regrinhas sobre vestimenta, não parece ter entendido ainda com profundidade o que ela significa.

É claro que faz parte da modéstia conhecer os limites e desejar permanecer dentro deles, inclusive em relação a roupa. Também é sabido que, pelo bom-senso e prudência adquiridos pela virtude, construímos melhores critérios sobre, por exemplo, até que ponto altura uma saia ou tamanho de um decote está apropriado ou não. Mas perceba: isso deve ser apenas um dos pontos de mudança e não a sua totalidade. O desenvolvimento de critérios cada vez mais confiáveis faz parte de um processo de amadurecimento como um todo e não pode ser resumido a meras regrinhas.

Faço um parêntese aqui para observar que esse grande enfoque na vestimenta se assenta na motivação genuína de que seria necessário reforça-la frente a uma sociedade desregrada como a nossa. Um sociedade onde o senso de pudor foi de tal forma desconstituído, desestimulado desde a terna infância, que para muitas pessoas – homens ou mulheres – é praticamente impossível compreender a importância da modéstia e, consequentemente, desenvolver critérios minimamente sensatos.

O intento desse texto não é, portanto, criticar que muito se tenha falado sobre vestimenta quando o assunto é modéstia – até porque nosso próprio blog Miss Modéstia tem dado esse enfoque –, mas sim alertar que a modéstia não se resume a isso. Quem está disposto a viver a modéstia com seriedade, tem que ter ciência de que só se é possível quando aliada com a busca de várias virtudes conjuntas e que isso impacta sua vida como um todo. Estamos falando aqui da sua forma de se relacionar com o próximo, como conduz suas amizades e relacionamentos, os ambiente que você frequenta, etc. Você está disposto?

Se sim, proponho primeiro é que você faça uma autoanálise sobre a motivação que leva você a querer viver a modéstia. Qual sua intenção? Se a resposta for algo do tipo “porque quero ser aceito em determinado grupo”, “porque mandaram”, “porque me sinto bem”, “porque me sinto bonita”… Sinto dizer que essas motivações podem até ser um bom ponta pé inicial, mas são medíocres, insuficientes.

É preciso mais. É preciso regenerar nossa intenção (continuamente), pois antes de viver uma modéstia externa, é fundamental viver a modéstia interna. Até porque o ato exterior é decorrente do ato interior da vontade. Quão paradoxal seria, por exemplo, viver a modéstia por vaidade. Ou quão superficial seria buscá-la por conveniência.

A principal motivação deve ser apenas uma: o amor. Sim, pode soar um tanto trivial, mas é exatamente isso. A modéstia, assim como a castidade, só faz sentido quando direcionadas à vivência da caridade: uma busca pelo amor ordenado e purificado do egoísmo, que inclina-se à doação perante o ser amado. Quando assim assimilada, a modéstia implicará, então, em um processo de aquisição do domínio de si.

Na realidade, o modo como vivemos a modéstia, antes de qualquer outra decorrência, diz muito sobre a nossa forma de amar. É sobre este ponto que pretendo discorrer melhor no próximo texto. Até breve!

0 comentário em “Modéstia é um estilo de vida, não um estilo de roupa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: